Vinhas

A Quinta da Lagoa Velha tem 13ha de vinha plantada em torno da localidade de Vilarinho do Bairro, no centro da região demarcada da Bairrada, distribuída por diversas parcelas.

Plantadas em pequenas encostas de solos argilo – calcários, típicos da região, as videiras nutrem-se do verdadeiro terroir da Bairrada, proporcionando a criação de vinhos de excelência.

Castas Brancas Arinto, Bical, Cerceal, Chardonnay, Maria Gomes e Sauvignon Blanc

Castas Tintas Baga, Merlot, Pinot Noir e Touriga Nacional

A região da Bairrada, situa-se entre os centros urbanos de Águeda e Coimbra e é constituída maioritariamente pelas vinhas dos concelhos de Anadia, Cantanhede, Mealhada e Oliveira do Bairro.

Conhecida pelos seus vinhos de enorme frescura e acidez, possui um clima marcado pela Influência Atlântica e solos argilo – calcários. Aqui reúnem-se condições excecionais para o cultivo da casta Baga, a casta com o maior destaque na região.

De bagos pequenos e cacho fechado, conhecida pela maturação tardia, neste terroir tem uma forte aptidão para vinhos espumantes e para tintos que resistem à prova do tempo.

Região
Bairrada
Área Total
108.000 ha
Área total de vinha
cerca de 10.000 ha
Clima
Temperado, com grande amplitude térmica e influência atlântica.
Solo
Argilo - calcário
Principais castas
Baga, Alfrocheiro, Touriga Nacional, Jaen, Camarate, Arinto, Bical, Maria-Gomes e Cerceal

Em 1887, o Eng. Tavares da Silva, licenciado em Agronomia e diretor da Escola Prática de Vilticultura e Pomologia da Bairrada, inicia as primeiras experiências de espumantização que viriam a mudar por completo o setor vitivinícola da região.

Já em 1890, nasce o primeiro espumante produzido na antiga Escola Prática de Viticultura e Pomologia da Bairrada conhecida nos dias de hoje pela Estação Vitivinícola situada em Anadia.

É pelo seu génio que em 1893 é criada a primeira empresa produtora de espumantes em Portugal, a base para a formação de outras grandes empresas da Bairrada, conhecidas como caves.

Só em 1991 é reconhecida a certificação de origem protegida dos espumantes da Bairrada, cimentando a sua importância para o setor de vinhos em Portugal.